Técnica e Realização do Salto em Comprimento

PASSO 1: Corrida de balanço: realizar seis a dez passadas com rapidez, mas em aceleração progressiva; manter o corpo relaxado e a bacia elevada; olhar para a frente e tentar baixar o centro de gravidade na fase terminal da corrida, preparando a chamada.

PASSO 2: Chamada: Colocar do pé na tábua de chamada (ver regulamento); manter o tronco na vertical e elevar o joelho contrário ao pé de chamada (tentando fazer um ângulo de 90º) e, com a ajuda dos braços, preparar a fase do voo.

PASSO 3: Voo: Projetar o corpo para cima; Pôr os braços em extensão à retaguarda e projetar do corpo para a frente; Avançar as pernas para a frente e flectir o tronco.

PASSO 4: Queda: Contactar o solo com os calcanhares o mais longe possível do início da caixa de areia e avançar os braços para evitar a queda à retaguarda (ver regulamento)

Estes são os passos da realização da técnica do salto na passada (a estudada e a mais utilizada). Para além desta, ainda existem mais duas técnicas: a do salto de tesoura e a do salto em extensão.passos

Deixe um comentário